IA na educação: a importância do letramento crítico em dados



Parte I – Sobre proponente e co-proponente

Proponente

Nome:

Priscila Gonsales

Estado:

São Paulo

Região:

Sudeste

Setor:

Terceiro Setor

Parte II - Sobre o Workshop

Resumo do workshop

Inteligência artificial (IA) na educação tem sido frequentemente associada a possíveis benefícios para o ensino, como instrução e feedback personalizados. Além disso, uma postura subserviente de vincular inovação educacional ao uso de ferramentas de IA das Big Tech vem ganhando força. Diante do novo contexto da cultura digital e os impactos sociais da IA e do Big Data, a educação precisa ir além da visão instrumental sobre a tecnologia e contemplar o letramento crítico em dados.

Objetivos e conteúdos do workshop

O workshop tem os seguintes objetivos: a) apresentar uma visão ampliada da inter-relação IA e educação; b) conceituar letramento crítico em dados e sua conexão com a educação; c) trazer exemplos de boas práticas educacionais sobre o tema e d) enfatizar a importância de integração entre humanidades, ciência e tecnologia. Dentre os conteúdos a serem debatidos, estão: plataformização e dataficação na educação, governança de dados na educação pública, letramento crítico em dados como fundamental para a alfabetização midiática e informacional na contemporaneidade, MCI e LGPD como normativas importantes que precisam ser trabalhadas no ambiente educacional para além de contratos administrativos da escola e, por fim, desafios para a educação como promotora da inovação e criatividade em território nacional.

Relevância do tema para a Governança da Internet

Inteligência Artificial está no centro da pauta mundial. Trata-de se um campo de conhecimento em evidência graças ao desenvolvimento avançado das tecnologias de deep learning associado à gigantesca disponibilidade de dados (Big Data). Para a Governança da Internet, a IA é uma temática fundamental, pois gera impactos sociais, econômicos, ambientais e jurídicos. Em relação ao princípio da "Liberdade, privacidade e direitos humanos", por exemplo, é fundamental compreender como a IA atualmente funciona para possibilitar a criação de regulações assertivas que favoreçam a manutenção da internet livre (Ambiente legal e regulatório). Em termos de "Inovação", a educação tem papel fundamental na formação de indivíduos produtores de conhecimento em vez de meros consumidores de tecnologias estrangeiras. Diversidade também é um princípio presente ao considerar letramento crítico em dados, pois parte da ideia de que a tecnologia não é neutra, mas sim que reproduz os problemas sociais de forma mais acelerada. Outro princípio relacionado a esse debate é a Governança democrática e colaborativa, uma vez que cabe à educação formar para a participação cívica de estudantes para a manutenção da internet livre.

Forma de adequação da metodologia proposta

A partir de uma pergunta norteadora, como por exemplo: qual deve ser a relação da educação com a inteligência artificial na contemporaneidade? Os painelistas vão trazer contribuições aprofundadas para a reflexão sobre o tema em aproximadamente 15 minutos. Dois dos painelistas apresentarão experiências concretas de formação para o contexto da IA. Teremos uma relatoria e perguntas da plateia.

Engajamento da audiência presencial e remota

Enviaremos material de divulgação com antecedência para o banco de relacionamentos (mais de 3 mil contatos), além do grupo no facebook "Recursos Educacionais Abertos" com mais de 15 mil membros. Atualização nas redes sociais com material audiovisual e cards promocionais. Enviaremos, ainda, convite especial a associações de classe como Consed, Undime, ANPED e demais instituições que aglutinam gestores educacionais e educadores. Parlamentares comprometidos com a causa da educação também serão convidados.

Resultados pretendidos

- Ter apresentado uma visão ampliada da relação educação e tecnologia na contemporaneidade; - Ter contribuído com a mobilização sobre a importância da inovação pela educação no sentido de fomentar a inventividade em vez de exaltar o consumo de ferramentas proprietárias de granges empresas; - Ter debatido e aprofundado as questões fundamentais e problemáticas envolvidas no uso de IA para captura de dados e metadados na educação; - Ter refletido com os participantes e plateia quais as formas assertivas de comunicação com a governança de educação digital no Brasil para chamar a atenção para o problema; - Ter incentivado outros pesquisadores e instituições interessadas em criar boas práticas em letramento crítico em dados; - Ter contribuído para a reflexão de educadores e gestores sobre escolhas de ferramentas e a importância de regulação a luz da LGPD e do Marco Civil.

Relação com os príncipios do Decálogo

Liberdade, privacidade e direitos humanos

Temas do workshop

ISCI – Cidadania digital | NTIA – Inteligência Artificial | TEDU – Letramento digital |

Aspectos de diversidade relevante

Gênero | Cor ou raça | Região |

Como a proposta integrará os aspectos de diversidade

A proposta trará painelistas mulheres e homens, brancos e negros, bem como de diferentes cidades do Brasil, sendo uma painelista brasileira residente nos EUA que poderá participar por videoconferência se o evento for presencial.
Ir para o topo